+55 (11) 2103-4545contato@virtualgate.com.br

Período Natalino de 2015 registrou redução de 8,5% em relação ao fluxo de pessoas no varejo físico

Dezembro registrou redução de 8,5% se comparado a 2014, em relação ao fluxo de pessoas no varejo físico. A terceira semana de dezembro registrou queda de 10% em relação ao mesmo período de 2014. Os números são da Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas de varejo.

 icv natal 1

icv natal2

Os dados mostram também que as regiões Centro Oeste e Nordeste registraram as maiores quedas de fluxos no comparativo do Natal de 2015 com o mesmo período em 2014. Os finais de semana (sexta-feira a domingo) foram os que registraram maiores diferenças entre o fluxo de 2015 em comparação com o ano anterior, além disso, nos fins de semana de dezembro de 2015 ocorreram as maiores reduções de fluxo se comparado a 2014.

icv natal3

icv natal 4

 

De acordo com Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, apesar do otimismo dos consumidores, muitos ainda estão cautelosos por se tratar de um ano em que o país enfrenta uma recessão. “O atual cenário de alta do dólar e dos juros fez com que os consumidores passassem a pesquisar ainda mais os preços e, apesar de mais precavidos, a maioria apostou nas promoções e na antecipação das compras de Natal”, afirma o executivo.

 

A base analisada conta com mais de 1200 pontos de medições (lojas), adota da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, na sua versão mais atual 2.0, ponto de referencia Base 100 = Janeiro de cada ano para comparativos anuais, e Base = 100 primeiro mês analisado no comparativo mês a mês.

 

Leia Mais

Black Friday apresentou retração de 15,6% no fluxo de pessoas no varejo físico

A Black Friday em 2015 apresentou retração de 15,6% em relação a 2014 no fluxo de pessoas no varejo físico. Os dados são referentes à semana que antecedeu a data e mostram crescimento de 115% entre quinta e sexta-feira, com redução entre sexta-feira e domingo. Os números são da Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas de varejo.

De acordo com a apuração, as semanas da Black Friday de 2014 e 2015 demonstram similaridade no fluxo de segunda à quinta feira. As maiores reduções ocorreram nas comparações da sexta-feira e do sábado, com mais de 16% de queda em cada um desses dias quando comparado ao mesmo período do ano passado.

O Sudeste foi onde ocorreu a maior redução (-18,3%) entre sexta-feira e domingo de 2015 em relação a 2014, seguido pelo Centro-oeste (-15,9%).

Na opinião de Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, este ano foi a consolidação do varejo físico na data promocional.

– O trabalho do comércio eletrônico foi mais intensificado durante a semana, o Black Week, o que pode ter antecipado as vendas do período. O varejo físico trabalhou de maneira mais forte o Black Weekend, estendendo a Black Friday pelo final de semana. Isso pode ter sido determinante na diferença do desempenho entre os dois segmentos – destaca o executivo.

Ele lembra ainda que os números apurados são referentes a movimento de pessoas:

– Falar que tivemos menos pessoas nas lojas, não significa que o faturamento caiu. Sem dúvida, a Black Friday provocou oferta e procura. Entretanto, o momento econômico não favoreceu a ida das pessoas em lojas. O consumidor ainda está receoso – completa.

A base analisada levou em consideração evolução média de fluxo diário das lojas que possuíram contagem de fluxo entre o período da Black Friday 2014 (24 a 30 de novembro de 2014) e o período de 2015 (23 a 29 de novembro de 2015), não considerando a divisão por segmentação, com variação percentual no dia sobre dia anterior e variação média do período.

Leia Mais

ICV saz dos Pais 2015

Dia dos Pais registra queda de 11,7% no fluxo de pessoas em lojas do Varejo

Apontamento divulgado pela SBVC, em parceria com a Virtual Gate, mostra que o Dia dos Pais foi a maior queda quando comparado a Mães e Namorados

São Paulo, agosto de 2015 – O fluxo médio de pessoas em lojas no Dia dos Pais apresentou queda de 11,7% na comparação com o mesmo período de 2014. Os dados são do IVC SAZ (Índice de Consumidores no Varejo Sazonal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.

Leia Mais

ICV saz Dia dos Namorados 2015

Dia dos Namorados registra queda de 8,3% no fluxo de pessoas em lojas do Varejo

Apontamento divulgado pela SBVC em parceria com a Virtual Gate mostra maior movimento na semana que antecedeu a data

São Paulo, junho de 2015 – Os lojistas que anteciparam promoções para o Dia dos Namorados se deram bem. A semana que antecedeu a data mostrou maior movimento que o próprio dia, que registrou queda de 8,3% no fluxo de pessoas em lojas do Varejo na comparação com 2014. Os dados são do IVC SAZ (Índice de Consumidores no Varejo Sazonal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.

Leia Mais

ICV saz Dia das Mães 2015

Dia das Mães registra queda de 9,4% no fluxo de pessoas em lojas

Apontamento é do ICV SAZ divulgado pela SBVC em parceria com a Virtual Gate

São Paulo, 11 de maio de 2015 – O Dia das Mães registrou redução de 9,6% no fluxo médio diário de 2015 em relação a 2014. O período analisado compreende 23 dias que antecedem a data. Os dados são do ICV SAZ (Índice de Consumidores do Varejo Sazonal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.

Leia Mais

ICV SAZ Natal 2014

Natal ICVSaz

Leia Mais