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ICV 30 Julho 2015

ICV apresenta alta de 1,4% no fluxo de pessoas em lojas no mês de julho

Apontamento do ICV 30 divulgado pela SBVC em parceria com a Virtual Gate, mostra diminuição da diferença no comparativo com 2014

São Paulo, agosto de 2015 – O mês de julho de 2015 fechou com alta de 1,4% no fluxo de pessoas com relação a junho, curva oposta ao mesmo período de 2014 que registrou queda de 2,6%. Já no comparativo com julho de 2014, o número teve redução de 3,8%, a menor diferença percentual entre os dois períodos. O apontamento é do ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.

O estudo mostra ainda que no acumulado de janeiro a julho a queda foi de 6,6%, 0,4% menor em relação ao mesmo período de 2014.

Comparativo entre 2014 e 2015 – Curva de fluxo de 2015 apresenta retomada

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Julho apresenta alta de 1,4% em relação a junho

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Julho apresenta a menor diferença entre meses no comparativo anual

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“Conseguimos identificar um início muito tímido de recuperação, algo que ainda deve ser observado com cautela pelo momento delicado do cenário econômico. Não é possível fazer grandes apostas”, analisa Eduardo Terra, presidente da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

No recorte regional, Norte e Nordeste registraram menos de 1% de redução no período em relação a 2014. As regiões com menor diferença entre julho de 2014 e 2015 foram Norte, Nordeste e Sudeste.

Norte e Nordeste têm melhor cenário de retomada

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De acordo com Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, a sazonalidade pode ajudar positivamente no cenário. “O Dia dos Pais poderá acelerar a aproximação entre o fluxo de consumidores nos dois anos”, destaca.

Na opinião de Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate, é preciso continuar atento. “Podemos dizer que é um início de cenário menos amargo ao mercado, mas não devemos deixar de pensar e articular de maneira estratégica para pegar carona neste panorama que poderá ser mais promissor”, avalia.

O ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) foi desenvolvido para medir o desempenho do fluxo de clientes/consumidores durante o mês que antecede sua divulgação. O cálculo foi realizado a partir da variação percentual do fluxo médio diário de cada mês das lojas comparáveis. Na base analisada constam mais de 1200 pontos de medições (lojas). A análise adota a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, na sua versão mais atual.