+55 (11) 2103-4545contato@virtualgate.com.br

ICV 30 Abril 2015

Fluxo de pessoas em lojas apresenta alta de 5,6% em abril

Apontamento é do ICV 30 divulgado pela SBVC em parceria com a Virtual Gate

São Paulo, 4 de maio de 2015 – Encerramos o mês de abril com uma boa notícia para o segmento de Varejo. O fluxo de pessoas em lojas apresentou alta de 5,6% na comparação com o mês anterior. É o primeiro mês no ano que o número se apresenta positivo, com curva similar a 2014, mas com percentual de alta maior. Os dados são do ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.

05_ ICV 30 abril 2015_graphic 1

A análise demonstra ainda que abril registrou o segundo maior fluxo de 2015, ficando atrás de janeiro e, se o movimento de 2014 se repetir, maio pode ter dados positivos novamente. O estudo concluiu também que, se comparado com abril de 2014, o período teve queda de 4,9%.

05_ ICV 30 abril 2015_graphic 2

05_ ICV 30 abril 2015_graphic 3

De acordo com Eduardo Terra, presidente da SBVC, os números apurados pelo ICV 30 já eram esperados. “Vivemos um movimento parecido em 2014, ou seja, as pessoas são mais cautelosas para comprar nos primeiros meses, devido aos encargos fixos do período. Esse quadro se ameniza à medida que chegamos no meio do ano”, considera.

Já na opinião de Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, o crescimento previsto para maio tem grandes chances de acontecer. “O movimento do Dia das Mães costuma se apresentar como um segundo Natal para as marcas. Embora haja uma tendência de contenção, as pessoas não deixam de comprar nesta data, mesmo que sejam produtos de valores mais comedidos”, destaca.

“O consumidor segue cauteloso, mas com uma tendência natural de baixar um pouco a guarda. Mesmo que tímido e lento, o movimento de compras deve seguir o curso de retomada nos próximos meses”, completa Heloísa Chranchi, diretora geral da Virtual Gate.

O ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) foi desenvolvido para medir o desempenho do fluxo de clientes/consumidores durante o mês que antecede sua divulgação.

ICV_30_Abril_2015