+55 (11) 2103-4545contato@virtualgate.com.br

ICV 30 Agosto 2015

Fluxo de pessoas em lojas teve queda de 6,9%  em agosto no comparativo com o mês anterior

Dados apurados pela Virtual Gate mostram também decréscimo de 8,8% no período em relação a 2014

São Paulo, outubro de 2015 – O mês de agosto de 2015 voltou a registrar queda no fluxo de pessoas em lojas de varejo. Dessa vez, o decréscimo foi de 6,9% em comparação ao mês anterior. Em relação a agosto de 2014, a retração foi de 8,8%. Os dados foram apurados pela Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas de varejo.

O estudo mostra ainda que a redução de fluxo no período do Dia dos Pais de 2015 em relação a 2014 foi determinante para redução da média diária de agosto, em relação ao mesmo mês de 2014 e também a julho de 2015.

graf_1

graf_2

graf_3

De acordo com Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, a sazonalidade é sempre muito influente no cenário de varejo. “Aqui vemos a queda do Dia dos Pais puxando a retração do mês. Isso pode servir de alerta para o varejista traçar suas estratégias promocionais e planejar ações para datas futuras”, destaca.

Na opinião de Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate, é preciso adequar o pensamento à realidade. “As ações neste momento devem ser pontuais e muito bem planejadas. E o mais importante é saber que não dá mais para contar que teremos um determinado valor de vendas para uma data específica. Este cenário ficou no passado, agora é disputar pelo consumidor e leva quem tiver a melhor estratégia”, conclui.

O cálculo foi realizado tem como base mais de 1200 pontos de medições (lojas), adota da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, na sua versão mais atual 2.0, ponto de referencia base 100, referente a janeiro de cada ano para comparativos anuais, e Base 100 referente ao primeiro mês analisado no comparativo mês a mês.