+55 (11) 2103-4545contato@virtualgate.com.br

Fluxo de clientes cai 6,8% em 2015

O ano de 2015 registrou redução de 6,8% se comparado a 2014, em relação ao fluxo de pessoas no varejo físico. O último trimestre de 2015, que poderia auxiliar na recuperação do ano, foi o que registrou a segunda maior queda, ficando atrás do segundo trimestre com 7,7% a menos em comparação com 2014. Os números são da Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas de varejo.

fechamento1

 Os dados mostram também que a região Sul foi a que registrou a maior redução durante 2015 em relação ao ano anterior.

fechamento 2

A curva de flutuação mensal de fluxo de 2015 manteve-se similar a do ano anterior em quase todos os meses. Além disso, o percentual de crescimento de dezembro de 2015 em relação ao mês anterior foi maior que o registrado no mesmo comparativo de 2014, motivado pela curva ascendente de novembro de 2015 ter sido menor que o mesmo mês de 2014.

fechamento3

Embora os dois últimos anos tenha mostrado curva de flutuação de fluxo similar, o ano de 2015 registrou menor fluxo que o anterior em todos os meses, com variações entre 2,8% (como em julho) a mais de 10% (como em novembro).

fechamento4

De acordo com Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, o resultado do fluxo menor de pessoas no varejo físico em 2015 é consequência da recessão que o país vem enfrentando. “Os consumidores estão mais cautelosos e esse cenário foi influenciado pelo aumento da taxa de juros, da inflação, escassez de crédito e o desempenho do emprego e da renda”, afirma Camargo.

A base analisada conta com mais de 1200 pontos de medições (lojas) adota a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, na sua versão mais atual 2.0, ponto de referencia Base 100 = Janeiro de cada ano para comparativos anuais, e Base = 100 primeiro mês analisado no comparativo mês a mês.

 

Leia Mais

Período Natalino de 2015 registrou redução de 8,5% em relação ao fluxo de pessoas no varejo físico

Dezembro registrou redução de 8,5% se comparado a 2014, em relação ao fluxo de pessoas no varejo físico. A terceira semana de dezembro registrou queda de 10% em relação ao mesmo período de 2014. Os números são da Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas de varejo.

 icv natal 1

icv natal2

Os dados mostram também que as regiões Centro Oeste e Nordeste registraram as maiores quedas de fluxos no comparativo do Natal de 2015 com o mesmo período em 2014. Os finais de semana (sexta-feira a domingo) foram os que registraram maiores diferenças entre o fluxo de 2015 em comparação com o ano anterior, além disso, nos fins de semana de dezembro de 2015 ocorreram as maiores reduções de fluxo se comparado a 2014.

icv natal3

icv natal 4

 

De acordo com Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, apesar do otimismo dos consumidores, muitos ainda estão cautelosos por se tratar de um ano em que o país enfrenta uma recessão. “O atual cenário de alta do dólar e dos juros fez com que os consumidores passassem a pesquisar ainda mais os preços e, apesar de mais precavidos, a maioria apostou nas promoções e na antecipação das compras de Natal”, afirma o executivo.

 

A base analisada conta com mais de 1200 pontos de medições (lojas), adota da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, na sua versão mais atual 2.0, ponto de referencia Base 100 = Janeiro de cada ano para comparativos anuais, e Base = 100 primeiro mês analisado no comparativo mês a mês.

 

Leia Mais

Black Friday apresentou retração de 15,6% no fluxo de pessoas no varejo físico

A Black Friday em 2015 apresentou retração de 15,6% em relação a 2014 no fluxo de pessoas no varejo físico. Os dados são referentes à semana que antecedeu a data e mostram crescimento de 115% entre quinta e sexta-feira, com redução entre sexta-feira e domingo. Os números são da Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas de varejo.

De acordo com a apuração, as semanas da Black Friday de 2014 e 2015 demonstram similaridade no fluxo de segunda à quinta feira. As maiores reduções ocorreram nas comparações da sexta-feira e do sábado, com mais de 16% de queda em cada um desses dias quando comparado ao mesmo período do ano passado.

O Sudeste foi onde ocorreu a maior redução (-18,3%) entre sexta-feira e domingo de 2015 em relação a 2014, seguido pelo Centro-oeste (-15,9%).

Na opinião de Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, este ano foi a consolidação do varejo físico na data promocional.

– O trabalho do comércio eletrônico foi mais intensificado durante a semana, o Black Week, o que pode ter antecipado as vendas do período. O varejo físico trabalhou de maneira mais forte o Black Weekend, estendendo a Black Friday pelo final de semana. Isso pode ter sido determinante na diferença do desempenho entre os dois segmentos – destaca o executivo.

Ele lembra ainda que os números apurados são referentes a movimento de pessoas:

– Falar que tivemos menos pessoas nas lojas, não significa que o faturamento caiu. Sem dúvida, a Black Friday provocou oferta e procura. Entretanto, o momento econômico não favoreceu a ida das pessoas em lojas. O consumidor ainda está receoso – completa.

A base analisada levou em consideração evolução média de fluxo diário das lojas que possuíram contagem de fluxo entre o período da Black Friday 2014 (24 a 30 de novembro de 2014) e o período de 2015 (23 a 29 de novembro de 2015), não considerando a divisão por segmentação, com variação percentual no dia sobre dia anterior e variação média do período.

Leia Mais

Fluxo de pessoas no varejo cai 5,5%

Queda foi registrada no mês de outubro em relação ao mesmo período do ano passado

O mês de outubro registrou queda de 5,5% no fluxo de pessoas no varejo, em comparação com o mesmo mês do ano passado. A análise é da Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas de varejo.

No acumulado do ano, os dados apontam queda de 6,5%. Em comparação com setembro, porém, o mês de outubro registrou crescimento de 8,7%. A pesquisa foi realizada com mais de 1200 lojas.

Regiões

A análise aponta que houve queda de 11,5% na média da região Norte. As regiões Sudeste e Sul possuem as menores reduções na comparação de outubro de 2015 com o mesmo período de 2014, com 3% e 3,4%, respectivamente. O Nordeste aparece com queda de 6,2% e o Centro-Oeste, com 5,2%.

Fonte: Supermercado Moderno

Leia Mais

ICV 30 Setembro

Terceiro trimestre de 2015 fecha com queda de 6,1% no fluxo de pessoas em lojas de varejo

 Números apurados pela Virtual Gate fizeram a comparação com o mesmo período do ano passado

São Paulo, outubro de 2015 – O terceiro trimestre de 2015 teve queda de 6,1% em relação ao mesmo período de 2014 no fluxo de pessoas em lojas de varejo. Os números são da Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas de varejo.

Já setembro de 2015 fechou com queda de 3,8% em relação ao mês anterior e decréscimo de 6,7% no comparativo com o mesmo período do ano passado. O estudo mostra ainda que a curva de flutuação do fluxo é similar entre 2014 e 2015, mas voltou a ter distanciação após o mês de julho.

graf_1

graf_2

graf_3

graf_4

Na opinião de Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, o mercado ainda continua difícil. “Embora a curva se assemelhe a 2014, não podemos dizer que acontecerá uma retomada nos próximos meses como foi no ano passado. A confiança do consumidor ainda está muito baixa, com a previsão de início de recuperação para meados de 2016”, analisa.

Recorte regional

No comparativo por região, o Sul teve o pior desempenho no trimestre com queda de 8,5%, seguido de Centro-Oeste (-6,5%) e Sudeste (-6,3%). Nordeste e Norte foram as que menos caíram de acordo ao recorte regional da pesquisa com -6,1% e -5,5%, respectivamente.

De acordo com Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate, o momento exige muita reflexão para traçar boas estratégias. “Estamos nos aproximando do Natal que é uma das datas mais importantes do ano para o Varejo. É preciso que o varejista utilize todas as ferramentas disponíveis no mercado para conhecer bem o seu consumidor e, com isso, conseguir planejar ações direcionadas e mais efetivas”, analisa.

A base analisada levou em consideração a evolução média de fluxo diário nas lojas que possuíam contagem de fluxo entre janeiro/2014 e setembro/2015. Não foi considerada a divisão por segmentação, com variação percentual mês contra mês anterior e base inicial = 100 em janeiro/2014. O cálculo foi realizado tem como base mais de 1200 pontos de medições (lojas), adota da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, na sua versão mais atual 2.0, ponto de referencia base 100, referente a janeiro de cada ano para comparativos anuais, e Base 100 referente ao primeiro mês analisado no comparativo mês a mês.

 

Leia Mais

ICV 30 Agosto 2015

Fluxo de pessoas em lojas teve queda de 6,9%  em agosto no comparativo com o mês anterior

Dados apurados pela Virtual Gate mostram também decréscimo de 8,8% no período em relação a 2014

São Paulo, outubro de 2015 – O mês de agosto de 2015 voltou a registrar queda no fluxo de pessoas em lojas de varejo. Dessa vez, o decréscimo foi de 6,9% em comparação ao mês anterior. Em relação a agosto de 2014, a retração foi de 8,8%. Os dados foram apurados pela Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas de varejo.

O estudo mostra ainda que a redução de fluxo no período do Dia dos Pais de 2015 em relação a 2014 foi determinante para redução da média diária de agosto, em relação ao mesmo mês de 2014 e também a julho de 2015.

graf_1

graf_2

graf_3

De acordo com Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, a sazonalidade é sempre muito influente no cenário de varejo. “Aqui vemos a queda do Dia dos Pais puxando a retração do mês. Isso pode servir de alerta para o varejista traçar suas estratégias promocionais e planejar ações para datas futuras”, destaca.

Na opinião de Heloísa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate, é preciso adequar o pensamento à realidade. “As ações neste momento devem ser pontuais e muito bem planejadas. E o mais importante é saber que não dá mais para contar que teremos um determinado valor de vendas para uma data específica. Este cenário ficou no passado, agora é disputar pelo consumidor e leva quem tiver a melhor estratégia”, conclui.

O cálculo foi realizado tem como base mais de 1200 pontos de medições (lojas), adota da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, na sua versão mais atual 2.0, ponto de referencia base 100, referente a janeiro de cada ano para comparativos anuais, e Base 100 referente ao primeiro mês analisado no comparativo mês a mês.

Leia Mais

ICV saz dos Pais 2015

Dia dos Pais registra queda de 11,7% no fluxo de pessoas em lojas do Varejo

Apontamento divulgado pela SBVC, em parceria com a Virtual Gate, mostra que o Dia dos Pais foi a maior queda quando comparado a Mães e Namorados

São Paulo, agosto de 2015 – O fluxo médio de pessoas em lojas no Dia dos Pais apresentou queda de 11,7% na comparação com o mesmo período de 2014. Os dados são do IVC SAZ (Índice de Consumidores no Varejo Sazonal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.

Leia Mais

ICV 30 Julho 2015

ICV apresenta alta de 1,4% no fluxo de pessoas em lojas no mês de julho

Apontamento do ICV 30 divulgado pela SBVC em parceria com a Virtual Gate, mostra diminuição da diferença no comparativo com 2014

São Paulo, agosto de 2015 – O mês de julho de 2015 fechou com alta de 1,4% no fluxo de pessoas com relação a junho, curva oposta ao mesmo período de 2014 que registrou queda de 2,6%. Já no comparativo com julho de 2014, o número teve redução de 3,8%, a menor diferença percentual entre os dois períodos. O apontamento é do ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.

Leia Mais

ICV 30 Junho 2015

Primeiro semestre de 2015 fecha com queda de 7% em fluxo de pessoas no varejo

Apontamento do ICV 30 divulgado pela SBVC em parceria com a Virtual Gate, mostra também decréscimo de 8% no segundo trimestre do ano

São Paulo, julho de 2015 – O primeiro semestre de 2015 fechou com queda de 7% no fluxo de pessoas em lojas de varejo na comparação com o mesmo período de 2014. Também houve decréscimo de 8% no segundo trimestre deste ano se comparado ao ano anterior, fechando o período com redução de 2% em relação ao primeiro trimestre de 2015.

O apontamento é do ICV 30 (Índice de Consumidores do Varejo Mensal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.

Leia Mais

ICV saz Dia dos Namorados 2015

Dia dos Namorados registra queda de 8,3% no fluxo de pessoas em lojas do Varejo

Apontamento divulgado pela SBVC em parceria com a Virtual Gate mostra maior movimento na semana que antecedeu a data

São Paulo, junho de 2015 – Os lojistas que anteciparam promoções para o Dia dos Namorados se deram bem. A semana que antecedeu a data mostrou maior movimento que o próprio dia, que registrou queda de 8,3% no fluxo de pessoas em lojas do Varejo na comparação com 2014. Os dados são do IVC SAZ (Índice de Consumidores no Varejo Sazonal) divulgado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Virtual Gate, empresa especializada no monitoramento de tráfego de pessoas em lojas.

Leia Mais