+55 (11) 2103-4545contato@virtualgate.com.br

63% dos brasileiros querem gastar menos no Natal

No Natal de 2015, o brasileiro deverá mudar radicalmente seus hábitos de consumo, gastando menos do que na mesma data do ano passado. Neste ano, 63% dos entrevistados ouvidos pela Deloitte em sua pesquisa anual sobre os hábitos de consumo no Natal afirmaram que pretendem desembolsar menos do que no ano anterior.

A previsão da consultoria, com o levantamento, é de que R$ 1,5 bilhão a menos serão gastos com presentes – no total, serão movimentados aproximadamente R$ 53 bilhões neste Natal.

Além disso, a pesquisa concluiu que o consumidor deve eleger as lojas virtuais como o principal “local” de compras, além de buscar antecipar para a Black Friday a aquisição de eletroeletrônicos para aproveitar os descontos oferecidos na data

Classes sociais

O corte nos gastos é generalizado e atinge todas as classes sociais. A redução, entretanto, é mais acentuada nos estratos de menor renda: 72% nas classes D/E, 64% na classe C e 56% nas classes A/B.

“A perspectiva do consumidor mudou neste ano. A pesquisa mostra claramente que todas as classes sociais estão sentindo o impacto da economia, inclusive as classes A e B”, afirma Reynaldo Saad, responsável técnico pela pesquisa.

 

Fonte: Estadão